terça-feira, 16 de agosto de 2011

EXCLUSIVO AGORA: Operação Tornado II

Direto do Setor Noroeste
O GDF desencadeou, nesta manhã  de terça-feira, uma operação de desocupação dos índios no final da Asa Norte, onde está sendo erguido o Setor Noroeste. Na ação, policiais Militares estão dando cobertura aos trabalhadores da Terracap e aos empregados das construtoras Brasal, do Grupo Osório Adriano, e Emplavi, interessadas diretas na área em conflito. O Santuário dos Pajés, local em que os índios cultuavam seus mortos, foi inteiramente destruído. O governo promete retornar, agora à tarde, para dar continuidade à operação, mas os índios prometem resistir. Para tanto, contam com o apoio de alguns sindicatos de trabalhadores e de estudantes da UnB, defensores da causa desde os tempos do governo de José Roberto Arruda.
Os índios permaneceram até agora no local, que julgam ser deles, por força de uma liminar concedida pela Justiça Federal, até que fosse concluído parecer técnico da FUNAI sobre o domínio das terras. No entanto, o GDF e as construtoras conseguiram derrubá-la.
A resistência indígena promete, podendo o episódio se tornar uma reedição da Operação Tornado,  ocorrida no ano de 1998 na cidade Estrutural, que teve o saldo de duas mortes, dezenas de feridos e um governador abatido nas urnas.

7 Comente esta matéria:

Anônimo disse...

Quem diria, essa petecada que metia o pau no Arruda por causa desses índios, até denúncia de que o Arruda tinha mandado sequestrar índio (Korubo) esses pilantras fizeram (tudo mentira, o tal do Korubo tinha sumido atrás de um rabo de saia, e tava se enchendo de cachaça em Planaltina), agora é o governo (??) do PT que arrasa com o tal santuário. O Noroeste tem tudo a ver com o PT, pois o processo de licenciamento ambiental do Noroeste quem deu a partida foi nada mais, nada menos, que o senhor Cristovam Buarque, no seu desgoverno. E quem deu as licenças ambientais que permitem a construção do Noroeste foi outro petista de carteirinha, o senhor Francisco Palhares, ex-superientendente do IBAMA no DF, e que agora ocupa uma boquinha no GDF, como diretor do SLU (gente de confiança do todo poderoso playboy Paulo Tadeu). Que turma de levianos, desonestos, mentirosos !

Anônimo disse...

Eu detesto o Arruda, Paulo Otávio e toda essa corja. Mas poxa, Brasília não é lugar de índio. Eles vivem reclamando que os "brancos" querem acabar com a cultura deles e blá, blá, blá... A verdade é que índio só quer a vida boa. O que vier de bom "do homem branco" eles querem. A parte ruim (trabalho, pagamento de impostos...) não querem, né?!
O lugar deles é no meio do mato. Não na capital do país. No meio do mato, sem contato com o "homem branco", vivendo a cultura deles, do jeito deles. E todos saem felizes.

Anônimo disse...

Que correio Brasiliense hemm? quando podes respinga no Governo, nada sai. Vai ser preciso um jornal de são paulo se manifestar no DF.
Bem, para um dos comentaristas que postou abaixo com caracteristica de racista, O que tenho a dize é; Os índigenas pra ficarem no mato como voc bem falou e eu concordo. O Governo e os brancos não podem invadir suas terras. Vov, meu amigo usa de duas medidas. Somente os brancos pode e devem invadir terras de índios e indios não podem fazer o mesmo? Pense...A maioria daqueles indios do noroeste são Guajajaras de Barra do Gorda e grajaú -MA, estas duas cidades foram construidas em terras deles. e aí? quem estava lá pra defender suas terras? voc estava? Até pra ser racista é bom ter conhecimento do fato.

Anônimo disse...

digo postou acima....

Anônimo disse...

MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA
ACAMPAMENTO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA
Local do acampamento- Setor noroeste, Asa norte, plano Piloto, Brasília /DF
Contatos-
acampamentorevolucionarioindigena.blogspot.com.
Fone-96265032- Carlos pancararú.


NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS SETORES INTEREÇADOS.

O movimento revolucionário indígena, surgiu por ocasião do Decreto nº 7.056/009, assinado pelo o presidente LULA, que reestrutura a Funai e acaba com as bases regionais do Governo que dava apoio ás aldeias indígenas, deixando os povos indígenas desestruturados e completamente vulnerável á toda espécie de crimes cometidos por latifundiários e até mesmo por parte dos Governos estaduais e municipais. Isto fez com os movimentos indígenas se organizasse e vencesse para Brasília protestar
OBJETIVO DO ACAMPAMENTO
1-Acomodar indígenas de todas as etnias do Brasil e tentar derrubar o decreto 7.056/09.
Já que a Funai cortou dos indígenas este tipo de benefício social.
2-lutar pela a criação (já em andamento) do CNPI- conselho nacional de políticas Indígenas, ligado diretamente á presidência da república.
3- lutar contra a construção da barragem do Belo Monte no Pará; Obra faraônica e contestada até mesmo pela Organização dos estados Americanos, OEA.

NESTE ACAMPAMENTO OS INDIGÉGENAS SÃO SEMPRE OS MESMOS?

Não; são várias etnias representadas e serve como casa de apoio casa de passagem aos integrantes do movimento, muito chegam e se vão e outros vêm.
QUANTO TEMPO DE LUTA?
Deste o tal Decreto, já acampamos mais de um ano nas esplanadas dos ministérios e em abriu fizemos o movimento terra livre também na esplanada e continuamos na luta.

QUEM DAR APOIO PARA SOBREVIVENCIA DO ACAMPAMENTO?
Vivemos somente com a coragem de lutar dependendo de voluntários das causas indígenas

QUEREM INVADIR O SETOR NOROESTE?
Não; nós, os indígenas não têm e nem copiamos esta prática, Estamos no noroeste por quer fomos retirados dos ministérios e o local encontrado foi este, embora sabendo que somos donos de tudo no Brasil e que nestas terras faladas, segundo os estudos Antropológicos moravam por aqui há muitos e muitos anos os Avá Canoeiros, Xavantes, e mais de nove povos e pelo o que sabemos não passamos procuração pra ninguém destas terras.
O QUE QUEREMOS
Queremos apenas um local de base de apoio na capital do Brasil para dar sustentação aos nossos direitos, já que os estrangeiros através de embaixadas têm este direito também queremos ter.

Atenciosamente
Militantes do movimento revolucionário indígena

Anônimo disse...

Os indios querem vender o "Santuario" do Noroeste por 70 milhoes de reais para a Terracap! 70 milhoes! E ainda tem estudante da UNB acreditando nessa corja de safados!

Anônimo disse...

Os indios querem vender o 'Santuario" do Noroeste por 70 milhoes de reais para a Terracap.! 70 milhoes de reais, o equivalente a uma quadra inteira do bairro! E ainda tem estudante da UNB acreditando nessa corja de safados!

Postar um comentário