terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mais um round na briga pelas terras do Noroeste

Noroeste: índios X Construtoras e Terracap
Uma decisão do STJ suspendeu a ordem da juíza federal Candice Lavocat Galvão Jobim, que revogou a liminar da 21ª Vara Federal. Com isso, a Terracap e as construtoras interessadas continuam proibidas de perturbar ou mesmo invadir a área dos índios no setor Noroeste. A liminar também determina que a FUNAI faça o laudo técnico antropológico para identificar as etnias dos índios que ocupam o lugar
A construtora Emplavi, para vencer a guerra contra os índios, contratou nada mais nada menos que o advogado Antônio Gomes, ex-presidente da Terracap no governo Arruda, para defendê-la no imbróglio jurídico do Noroeste. O poder de fogo de Antônio Gomes pôde ser testado com a decisão da juíza Candice Jobim. Ela é irmã de Marcelo Galvão, ex-consultor jurídico e procurador geral do Distrito Federal no governo Arruda. E foi nesse período que o projeto do atual Noroeste começou a tramitar. Marcelo Galvão, à época, era o defensor do GDF e quem foi ao STF pedir a suspensão da liminar do TJDFT, que impedia a aprovação do PDOT. A juíza também é casada com o filho do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Na semana passada, as construtoras Emplavi e a Brasal, do grupo Osório Adriano, mais a Terracap, de forma arbitrária, empreenderam uma ação de invasão na área dos índios, com tratores e caminhões, sem mandado de reintegração de posse. A operação contou com um efetivo de policiais militares, destacado pelo GDF. A Terracap, enquanto empresa pública, não tem o livre arbítrio para adentrar na área litigada sem um instrumento jurídico legal.
Segundo apurou o blog, a ordem de invadir a área partiu diretamente da governadoria, não se sabendo se da vontade de Agnelo Queiroz ou do vice Tadeu Filippelli. A deputada federal Erika Kokay (PT) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), impulsionados pelo setorial indígena do PT, manifestaram repúdio à ação da Terracap e das construtoras.

23 Comente esta matéria:

Anônimo disse...

Estes posseiros, auto-entitulados índios, só contribuem para a falta de imóveis residenciais em Brasília. Será que uma dúzia de posseiros vão impedir que 2.000 famílias de trabalhadores tenham sua moradia?

Anônimo disse...

Dessa forma, vamos sair todos do Brasil, pois todo o pais era dos indios ! Não podemos ser ingenuos de permitir uma coisa dessas ! Os EUA, China ou Europa não pensarão 2 vezes em invadir nosso pais e estado aqui, serão bem menos condescendentes com essa picaretagem travestida de indios !

Anônimo disse...

Querem criar uma reserva indigena dentro do plano piloto ? No metro quadrado mais caro do Brasil ? Um reserva indigena dentro da asa Norte ? O PT tem que defender os indios onde eles SEMPRE estiveram, na Amazonia, Mato Grosso , etc.

Anônimo disse...

Era só o que faltava, o PT querer criar uma reserva indígena no Plano Piloto, na capital do País. Todo mundo sabe que em Brasília nunca teve indío. Esses "ínidos" que nem são índios, são brancos aculturados, empregados da FUNAI. São invasores de terras públicase e deveriam ser tratados como tal.

Rildo Melo disse...

Quantos picaretas anônimos! Devem estar levando alguma vantagem (quem sabe um apartamento no Noroeste!) para fazerem esses comentários. Muita estranha essa Terracap. Muito estranho esse (des)governo Agnelo.
Rildo Melo.

Ronaldo disse...

Olha, não tenho nada a ver com Paulo Otavio, GDF, Terracap, ídios, estudantes, ativistas. Só quero meu apartamento, que estou comprando no Noroeste, a custa de muito trabalho e economias de mais de quinze anos. Eu conheço dezenas de pessoas que estão na mesma situação.

Rafael disse...

Faço parte de uma cooperativa mais de cem servidores públicos. Juntos, arrematamos um lote e depois descobrimos que ele está dentro dessa área reivindicada pelos índios. Por que os índios não vão para a água mineral? Nem água tem pra eles no Noroeste.

Robson disse...

Infelizmente a sociedade está muito mal informada. Esses supostos índios só querem é dinheiro e só ocuparam essa terra depois que viram que tinha valor econômico. Enquanto isso, eu e mais várias famílias investimos todos os nossos recursos no sonho da casa própria. No meu caso, por meio de uma cooperativa, o que acho uma palhaçada ainda maior é pagar impostos para que o ministério público fique impetrando mandados de segurança claramento protelatórios! Um absurdo!

Maria Clara disse...

Não é "Índios X Constutoras e Terracap" como está na legenda da foto e sim Índios X Constutoras e Terracap e milhares de famílias que desejam morar no Noroeste. Em que outros tantos lugares do DF há índios escondidos no mato, para depois reclamar a posse da terra? Vamos dar um basta à grilagem no DF!

Anônimo disse...

O Governo da capital do País está de cócoras e de cocar para dar tanto moral pra esses indios. Pois o PT em sua desinteria fisiológica, há alas a favor dos indios e outras contra, enquanto isso a Terracap e o GDF acabaram sendo expulsos do noroeste, na semana passada, por meia dúzia de "indios", e pasmem, esses figurões estavam escoltados pela Polícia Militar. Que vergonha desse (des)governo

é de som disse...

gente, será que vcs não viram o que está errado?
um bairro com uma kitnet de 500 mil? A comunidade tapuia ocupada a área desde 1957, está provada, se agluém tem dúvida disso, vá na terracap, na funai ou no mpf. O mpf, o pt, a funai não está defendendo o direito dos índios e sim os direitos humanos, o respeito a diferença e o combate a esse preconceito de vcs que mandaram essas msgs. o relátorio antropológico sai em breve e se fosse vcs, entraria com um processo contra a terracap para pegar o dinheiro de vcs de volta. a grilagem da terra não está sendo feita pelos índios e sim pela terracap que não tem o direito a terra e saiu vendendo.

é de som disse...

milhares de famílias que tem 2 milhões para dar em um apartamento, não tem necessidade de uma moradia. quando lucio costa no brasília revisitada toca no ponto do setor noroeste, ele fala que é para as classes "c" e "d", que é quem está dentro da demanda por habitação no df. quem tem 2 milhões para dar em um apartamento pode comprar o que quiser nessa cidade, desde que respeite o meio ambiente e a posse e destinação da terra. o que a grilagem está fazendo em brasília é ridículo. quem tem 2 milhões pode comprar tudo o que quiser, mas a verdade e a justiça serão reveladas. acessem: http://www.flipsnack.com/flips/afd91f24d7403858700c49ad3q249003

é de som disse...

não basta mostrar o poder da mafia, né?
revelar tudo o que está acontecendo desde a caixa de pandora, toda a roubalheira que está em torno das terras na capital. não basta nada pra vcs, né, gente. um bando de cegos que só conseguem enchergam dinheiro e investimentos, custe o que custar, custe o próprio futuro dos seus filhos...
gente mesquinha.

é de som disse...

são esses tipos de comentários, atitudes e pensamentos (racistas, segregadores, brancos, plastificados, colonizados...) que financiam a grilagem de terra institucional do vice-governador filipeli, junto com a mafia descrita na matéria acima.

é de som disse...

apologia ao racismo é crime, intolerância étnica e racial é crime de acordo com o código penal, é a mesma linguagem da ditadura militar!!!
mostre sua cara, Sr. Anonimo, não tenho medo de mostrar a minha porque ando no caminho da verdade.
http://santuariodospajes.blogspot.com/
essa é a verdade!
ninguém é maior que Tupã!
O santuário não se move!

é de som disse...

qualquer dúvida, procurem o STJ: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=102969

Raquel disse...

Basta ver o histórico do nosso vice governador Tadeu Filippelli para ter noção de quem são os reais grileiros! Depois de ser parceiro do Roriz, Arruda, Paulo Otávio...

Eles que são grileiros e posseiros, além de corruptos descarados... Com inúmeros históricos de doação de lotes públicos, criação de condomínios irregulares...

Sem a menor preocupação se o meio ambiente comporta ou não tanto impacto, sem ver se a cidade possui infra-estrutura suficiente para tamanha expansão imobiliária.

Para se ter ideia, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da CAESB estão operando no limite... Altamente sobrecarregada, devido a crescente demanda populacional. E os dejetos das ETEs vão todo para o Lago Paranoá... Além do resto do esgoto, o Lago recebe toda sujeira por escoamento superficial no período das chuvas... Sem contar a quantidade de esgoto clandestino...

Para quem não lembra da época que o Lago fedia esgoto para todos os lados, e parecia um pântano, anos atrás... Poderá recordar em breve.
Se não frearmos esses empreiteiros que querem parcelar as terras públicas sem o mínimo de estudo...
Um empreendimento igual ao noroeste, irá impactar drasticamente, uma área que já está bastante sensibilizada...

Mas o que importa? Se estiver tudo bem com o umbigo de vocês... O resto é resto, não é assim??

Será que é difícil perceber que toda essa sujeira um dia voltará para a porta de vocês?

Raquel disse...

E a questão humanitária? O abandono da FUNAI pelas questões indígenas no Brasil, não é de se orgulhar a ninguém...

Parte desses Índios estão habitando aquele terreno desde o início de Brasília. Várias gerações já nasceram ali. Eles possuem rituais próprios, crenças, e a cultura diferente da nossa. Por mais que o nosso modo de vida influencie direto e maciçamente a vida deles, a identidade indígena permanece!

E essa identidade deles está ligado a aquela propriedade que vocês cobiçam...

Aquela terra já tem dono!

Anônimo disse...

Quem está contra os indígenas é porque tem o pensamento atrasado, pensa pouco, só em dinheiro...Os indios estão ali há décadas preservando, cultivando e dando valor aquele espaço que há muito tempo já deveria se tornar um parque...Que se explodam os funcionários públicos endinheirados que contribuem para especulação imobiliária/corrupção...quem defende esse bairro defende arruda/paulooctávio e etc...Quer morar no plano piloto? Tem milhares de imóveis disponíveis...quer ir pra mais longe? Tem aguas claras, vicente pires, taquari...Quer defender a máfia? então defende, diz que é safado mesmo mas não ataca os indigenas que estao há tempos na deles ali...

Anônimo disse...

Respondendo cada ataque dessa corja: 1- Se alguem chegasse e pedisse para essas 2.000 pessoas deixassem seus apartamentos/casa de luxo eles deixariam? Os indios estão ali e não querem sair... 2- Quem quiser sair do país que saia. Mas o mínimo que temos que fazer por essas etnias é respeitar já que nossa cultura moderna exterminou quase todos. 3- Os indigenas não estão só no Mato Grosso, Amazonia...Em São Paulo mesmo os Guaranis vivem em plena capital..há varios outros exemplos de indigenas em zona urbana. Isso é novidade só para os ignorantes. Além disso essa area de Brasília já recebeu muitos indigenas, inclusive na construção de Brasília. 4- Milhares de famílias também desejam uma cidade sem especulação imobiliária.

Anônimo disse...

As pessoas esquecem rápido da sua ancestralidade e ficam com o pensamento preso a arbitrário a uma cultura histórica totalmente abafada, há indios em todo território brasileiro, tolo são aqueles que acham que os indios vivem enclausurados! Chega de tanta empreitada imobiliária vinculadas lobe político!!! INDIOS USEM DO PODER ANCESTRAL COM A MÃE NATUREZA, RITUALIZEM A TERRA QUE PERTENCE A VOCÊS E AMALDICOEM AQUELES QUE QUEIRAM INVADIR A PARTE QUE PERTECEM A VOCÊS!!! QUERO VER QUEM VAI ARRISCAR A CONSTRUIR UMA PAREDE QUE SEJA SEM A VONTADE DE VOCÊS E DA MÃE NATUREZA

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, quero falar que os indios ja habitavam o brasil antes do branco,brasilia tem tanta terra,o estado pode dar para os indios viverem com suas familias,essa briga ta parecendo quem dá mais, parem com isso, que não vai chegar a lugar nenhum sabemos que os poder semp ganha infelizmente, agora tem que se pensar, em um lugar para os nossos irmãos indios morarem em paz definitivamente sem encheção de saco , pois o meu já estourou, sou da paz valeu

Anônimo disse...

concordo com mordia a todos,mais no Brasil as coisas ainda sao tudo por baixo dos panos,so tem para quem pode,quem nao pode que se sacode,tem muita gente ai esperando receber seu lote do governo y nada!!conheço muita que ja teve ate o nome na lista ja mais de 2 años y ate agora nada de receber y conheço tambem gente como seu chico Dorion y outros mais que vendeu tanto lote do governo y nada aconteceu com ele,creio que Brasilia necesita mais interesse pelos mais necesitados y que tenha menos corpçao.

Postar um comentário