quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre a falta de projeto pedagógico na Secretaria de Educação


Agnelo e sua secretária de Educação:*&§"!!%??
Até o presente momento a Secretaria de Educação não apresentou nenhuma linha do que virá a ser o projeto pedagógico da nova gestão do Governo do Distrito Federal. E o pior, quando cobrados, a resposta é que a SEDF vai promover uma série de “fóruns”, “plenárias”, “conferências” e outros eventos para OUVIR a comunidade, professores e servidores da educação sobre o assunto, assim como fizeram na gestão democrática. O problema é que o tempo está passando, o descrédito na atual gestão da Secretaria (até mesmo dentro do Governo) está aumentando, e esta desculpa de que vai OUVIR os diversos segmentos está mais parecendo coisa de Governo que ganhou eleição sem ter proposta ou, quem sabe, coisa de dirigente que não tem coragem de apresentar proposta para ser debatida, já que não suporta a crítica ou a disputa de projetos.
 

Esta estratégia da SEDF de OUVIR ao invés de apresentar uma proposta para se debatida na Sociedade é um erro estratégico e isso ficou provado no processo de elaboração do projeto de gestão democrática. E o resultado está aí: até agora não tem de fato um texto da lei de gestão democrática, o tempo está passando, a insegurança nas escolas aumentando e a SEDF dando claras demonstrações que não conseguiu se firmar como uma geradora de novas políticas.
 

Quem é Governo é para governar! E governar ouvindo, possibilitando a participação da sociedade, mas comandar o Executivo é também ter coragem de tomar decisões, de apresentar propostas e, as vezes, de fazer a disputa de projetos na própria Sociedade. Essa coisa de se assumir uma Secretaria de Estado e achar que está na Academia é um equívoco. Secretaria de Estado não é lugar para experimentação de teses acadêmicas. É mundo real. A Sociedade exige resultados efetivos e para isso o gestor precisa entender que é preciso apontar caminhos.
 

Até o momento esta gestão da SEDF não foi capaz de apresentar ao menos as linhas gerais do que será o projeto pedagógico. E o preço já começa a aparecer, com o descrédito crescente entre profissionais da educação, pais e alunos. Será se não estão percebendo isso? Observem que aqui não defendo que deixe de ouvir os vários segmentos da comunidade escolar, mas até para que o debate seja mais proveitoso, defendo sim que o Governo apresente uma proposta clara do que deseja alcançar e que submeta está proposta para avaliação da Sociedade. Do contrário, será mais uma leva de discursos quase sempre vazios.
 

Fonte: Blog do Washington Dourado

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