domingo, 1 de maio de 2011

Atrações Culturais bancadas pelo GDF se transformam em escoadouro do dinheiro público

Pelo visto o dinheiro público, na gestão do governador Agnelo, está sendo escoado pelo ralo da cultura. Sem parâmetros para definir os cachês das atrações artísticas, o GDF paga o quanto os empresários de produções de eventos impõem. Os inúmeros eventos culturais recentes, partrocinados pelo governo, demonstram que não há controle e nem fiscalização dos recursos públicos nessa área.
A Banda H3 e a dupla sertaneja Felipe & Ricardo tiveram os seus cachês artísticos "desvalorizados" pelo GDF num espaço de dois dias, de forma surpreendente. Para se apresentarem na IV CAVALGADA JK, partocinada pela Secretaria de Cultura, no dia 21 de abril na Granja do Torto, o cachê cobrado foi de 47 mil reais ( 25 mil reais para Felipe & Ricardo e 22 mil reais para a banda H3). O contrato dos artistas com a Secretaria de Cultura foi intermediado pela empresa TAVARES E CIA LTDA.-ME.
Já na CARAVANA DA PAZ E CIDADANIA DO P. SUL, em Ceilândia e patrocinada pela Administração da cidade, realizada no dia 23 de abril, os artistas foram agenciados por outra empresa, a FÊNIX PRODUÇÕES E EVENTOS, e dividiram o cachê de 30 mil reais com mais quatro atrações artísticas (Alex e Adriano, Collo de Mainha, Rafael Silva e Banda e Banda Nega Malluka), o que daria 5 mil reais para cada uma. Isso sem contar com a comissão de seus agenciadores.
Os contratos firmados com Secretaria de Cultura e com a Administração de Ceilândia sempre vem com o carimbo da Inexigibi­lidade de Licitação. Algo de muito errado está acontecendo com o dinheiro da nossa cultura...

1 Comente esta matéria:

Anônimo disse...

Comissão do Agenciamento;
Imposto da nota super caro;
ECAD (Direitos Autorais);
Esperar pra receber, ninguém fala isso!

Não existe cachê “tabelado” como a SeCult fez no aniversário de Brasília, tem cantor nacional que só tem 2 ou 3 Cds na carreira e cobra 400 mil, depois de um ano as vezes o cara não vale 40 mil, esse monte de Banda com cachê de 3 mil com ninguém na frente do palco que é caro! 3 mil reias x 10 pessoas assistindo 300 reias por pessoa, banda com cachê de 30 mil x 3 mil pessoas assistindo 10 reias por pessoa.

Ministério da cultura tem 1 bilhão pra investir na cultura, mas não tem políticas públicas para isso, tem muita burocracia, não tem um padrão pra se investir. Falando nisso cadê as fotos do aniversário de Brasília, ou melhor as fotos das estruturas porque o público não deve ter saído nas fotos.

Postar um comentário