quarta-feira, 25 de maio de 2011

JORNALISTA CONFIOU NA "FONTE AGNELO" E É PROCESSADO POR AUGUSTO CARVALHO

Leia o desabafo do jornalista JOSÉ SEABRA

"Com raiva após denúncia de má administração, Augusto põe alvo errado na mira e move queixa-crime

A conduta deste blog tem sido pautada respeitando o Código de Ética dos jornalistas. O compromisso é com a verdade, relatando os fatos com total isenção, salvo quando o blogueiro se permite um comentário. Quando se emite uma opinião, deixa-se de ser isento, pende-se para um lado, não se fica em cima do muro.
Este blogueiro tem apurado o que se passou e se passa em Brasília, primando por levar aos internautas uma informação correta.
As fontes sempre foram respeitadas e delas sempre se mereceu respeito. Mas quando há quebra de confiança, gera-se um fato. Nessas ocasiões, como agora, o blogueiro se sente no direito de quebrar um sigilo profissional e revelar suas fontes.
Porque este blog tem por norma, sempre respeitado o código de conduta dor jornalistas, opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão.
Perseguido, quase que acuado pelo governo que se instalou no Palácio do Buritio no último 1º de janeiro, este escriba foi obrigado a encerrar as atividades impressa e virtual do Jornal da Quadra. E surgiu este blog para manter o compromisso fundamental com a verdade.
Aqui são divulgados fatos de interesse público; aqui se luta pela liberdade de pensamento e de expressão.
E neste espaço, particularmente, combatem-se e denunciam-se todas as formas de corrupção, principalmente quando visam calar e controlar com o manto negro do dinheiro sujo o direito ao livre informar.
Nesta terça-feira 17, o blogueiro recebeu uma intimação da Justiça. Uma queixa-crime do deputado Augusto Carvalho. A audiência preliminar, para apresentação de defesa no Fórum Especial, será em junho.
Augusto, a quem o blogueiro respeitou e em quem votou quando eram colegas no PPS, questiona na ação a denúncia de uma suposta parceria com o senador Gim Argello, para fatiar cargos na Secretaria de Saúde que ele comandou no governo de José Roberto Arruda.
Há infantilidade nesse processo, por mais respeito que Augusto, seus advogados e a Justiça mereçam. O deputado reclama da acusação da parceria com o senador, mas não faz, na mesma queixa-crime, referência ao conteúdo maior do texto, que citava relatórios do Tribunal de Contas da União condenando a má aplicação do dinheiro público na área da saúde.
Este blogueiro está preparado para comparecer à audiência. Sem condições de contratar um advogado, pedirá ao juiz do caso que nomeie um defensor público para acompanhá-lo no processo.
Há consciência sobre o que deve ser dito na audiência, embora haja o temor de ter de avistar-se na frente de um magistrado, em cuja cabeça ninguém sabe o que se passa.
Pois hoje, mais do que nunca, se condenado, este blogueiro deixará de ser réu primário. E a partir daí, os ardis que se armam no Palácio do Buriti o estarão colocando com um pé no cadafalso.
Na audiência, se revelará o que se antecipa agora, quebrando o sigilo da fonte que abasteceu o blogueiro com as informações que tanto chocou o deputado. Quem revelou, por meio de um seu porta-voz, que Augusto fatiava os cargos da Secretaria de Saúde com Gim, foi o governador Agnelo Queiroz. O mesmo Agnelo que, na campanha eleitoral, pedia para rebuscar o passado de Augusto, denunciando nas páginas do Jornal da Quadra seus eventuais erros e fraquezas. Porque Augusto, mesmo sendo da coligação, precisava ser destruído. Não poderia sequer ser eleito suplente de suplente.
Era a versão que Agnelo apresentava ao blogueiro.
Houve confiança na fonte, mas o compromisso maior é com a verdade. E se a fonte não merece crédito, se é infame, como se descobriu após a eleição, sente-se o blogueiro livre para quebrar o seu sigilo.
Na ação da queixa-crime, Augusto Carvalho está mirando o alvo errado. O deputado, os advogados dele e o juiz ouvirão isso. A tese de defesa do blogueiro é a de que o informante mentiroso, caluniador, é que deve ser punido. Isso será dito, desde que não haja nenhum acidente de percurso que impeça o blogueiro de comparecer à audiência que está disposto a ir."

Fonte: Blog do José Seabra

NOTA DO BRASÍLIA EM OFF
Em plena campanha eleitoral, Agnelo Queiroz se utilizou do expediente do "Jornal de Quadras" para divulgar suas propostas aos moradores do Plano Piloto. Para isso, pagou, com dinheiro vivo, cada exemplar do periódico. O fato foi denunciado pelo próprio editor do jornal, o senhor JOSÉ SEABRA, que agora se vê na iminência de ser condenado na Justiça, ao responder Queixa-Crime movida pelo deputado Augusto Carvalho. Confiou demais nas informações do "amigo" Agnelo...

0 Comente esta matéria:

Postar um comentário