terça-feira, 19 de julho de 2011

O cerco está se fechando contra o governador

Daniel Almeida Tavares: o mala da mala
(foto: revista Veja)
O cerco aos negócios suspeitos do govenador parece que está se fechando. Daniel Almeida Tavares, ex-empregado da União Química, empresa farmacêutica que mantém relações com a ANVISA, da qual Agnelo foi seu diretor no período de outubro de 2007 a abril de 2010, disse em reportagem da revista VEJA, desta semana, que teria contundentes provas que incriminam o govenador petista. Relatou possuir uma gravação em vídeo de um pagamento de 40 mil reais, em espécie, para Agnelo. Diz também guardar um comprovante de uma suposta transferência de 10 mil reais de sua conta para a conta do governador. Por um determinado período, Daniel Tavares desapareceu inexplicavelmente. Procurado por Veja, semana passada, disse ao repórter Gustavo Ribeiro que havia desistido de exibir as tais provas, alegando ter sido ameaçado por emissários da empresa. Agnelo admitiu ter se reunido com Daniel Tavares quando foi diretor da ANVISA.

Daniel Tavares talvez possa ser um estopim para detonar uma nova crise de graves consequências para a política no Distrito Federal. Ele pode vir a ser um Eriberto França, um Francenildo dos Santos, ou mesmo um Durval Barbosa. Todos esses personagens, coadjuvantes da vida política, levaram à derrocada de políticos famosos, quando resolveram contar o que sabia.  

Agora, veja o porque do desaparecimento repetino de Daniel Tavares e os reais motivos que o levaram a desistir de apresentar as provas que diz ter em mãos:


Nomeação de Daniel Tavares no DODF
O jornalista Edson Sombra não precisou ir além do Diário Oficial do Distrito Federal para descobrir o destino do tal “chantagista” do governador Agnelo Queiroz.  Encontrou DANIEL ALMEIDA TAVARES na Administração Regional de Brasília, ocupando o cargo em Comissão, Símbolo DFA-10, de Assessor, da Gerência de Orçamento, Acompanhamento e Controle, da Diretoria de Obras, da Coordenadoria das Cidades, vinculado à Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal. A Administração de Brasília está sob o comando de Messias de Souza, ex-candidato a deputado federal pelo PCdoB, subordinada diretamente ao deputado Paulo Tadeu, secretário de Governo.


Tudo indica que o governador Agnelo e assessores próximos armaram para garantir o silêncio de Daniel, oferecendo-lhe um cargo no GDF de menor importância para o tamanho da bomba que diz carregar. Mil e seiscentos reais de salário e mais o auxílio-creche. Esse é o valor oferecido para comprar o silêncio de Daniel Tavares.  


Primeira nomeação no DODF da
esposa de Daniel Tavares
Ao tomar conhecimento da ameaça de explosão da bomba, o governador Agnelo Queiroz encontrou uma solução mais que caseira para evitar o pior. Primeiro nomeou a esposa de Daniel, Rosângela Batista Tavares, em 1º de abril passado, no mesmo cargo da Administração de Brasília. Em 09 de maio, o Diário Oficial traz ato tornando sem efeito essa nomeação e na mesma página outro ato a nomeando novamente para o mesmo cargo. Isso quer dizer, que os efeitos de posse cessariam a partir de transcorrido um mês da publicação no Diário. Ou seja, ela só poderia ser empossada no cargo até o dia 09 de junho passado. Mas, em 31 de maio, foi publicado no DODF outro ato tornando sem efeito a nomeação de Rosângela e na mesma página Daniel é nomeado no lugar da esposa. Com tantas idas e vindas, poderia estar o casal analisando a conveniência ou não de aceitar o tal emprego ofertado por Agnelo? Ou outra hipótese: o sumiço do casal para fugir do assédio de um grupo de Brasília, que a revista Veja classificou de ser expertise em chantagear políticos, justificaria a razão da esposa de Daniel não ter tomado posse no dia que foi nomeada?


Segunda nomeação no DODF da
esposa de Daniel Tavares
Porque o governador daria um cargo de sua confiança para uma pessoa que o chantageou? São muitas questões que devem ser apuradas e com a máxima urgência e isenção que o caso requer. Sem esquecer que a União Química doou à campanha de Agnelo 200 mil reais, além de outras empresas do setor farmacêutico. O momento é delicado. A situação é grave e o Ministério Público Federal tem que agir rapidamente, sob pena de comprometer a investigação do caso, assim como deve oferecer proteção ao casal Daniel e Rosângela para que sejam resguardadas suas integridades físicas. Por outro lado, a Câmara Legislativa, como poder independente e autônomo, igualmente deve se posicionar a respeito dos fatos, nem que para isso seja necessário abreviar o recesso parlamentar.

Veja que a sordidez do governador não tem limites. Ele, a cada dia que passa, se enrola no seu emaranhado de mentiras.

Matéria produzida, tendo como fonte a Revista Veja e o Blog do Sombra

5 Comente esta matéria:

Anônimo disse...

voce errou apenas por um detalhe: é revista Veja, não Época. no final da reportagem.

Anônimo disse...

Esse desgoverno Agnulo está ruím tb por isso! De santo ele nao tem nada! Que venha a verdade!

Anônimo disse...

eu comentei na semana passada em varios blogs ele não passa da semana que vem como governador e muito fraco aliais péssimo!

Anônimo disse...

Vocês lembram quando Agnelo se lançou candidato. A Policia Civil do DF, através do seu Diretor Pedro Cardoso, ameaçou lançar na midia sobre o processo dos esportes da operação Shaolim, que em seguida o Agnelo lançou uma nota de repudio contra a Polícia Civil, logo o caso foi abafado e esquecido e não se sabe mais o andamento do processo. Pois bem, sabe quem é o hoje assessor direto do Agnelo? O Mesmo Diretor Pedro Cardoso. Vendo o caso do Daniel Almeida Tavares, ex-empregado da União Química que ameaçou entregar o Agnelo, também foi trabalhar no GDF junto com a esposa, que coincidência. Se fosse um pobre coitado a Policia Federal já estava prendendo, mas como é o Agnelo membro do PT e governador, a Policia Federal não faz nada!! Eu tenho vergonha desse pais!! Até quando membros do PT, vão roubar o dinheiro público e ficar por isso mesmo!!!Ainda bem que eu não voltei em membros do PT, ou qualquer partido!! Nesse pais os cargos politicos são ocupados por verdadeiros ladrões!!!Cadê a Polícia Gesoino!!!!!!!!!!!!

Euripedes disse...

Mais alto, Gesoíno!

Postar um comentário