quarta-feira, 13 de julho de 2011

Desgastado, Agnelo cria nova equipe

DANÇA DAS CADEIRAS

Reforma do secretariado inclui saída de um deputado e entrada de suplente; promoção de delegado de polícia e engenheiro; e devolução, aos quadros de origem, de uma professora
 
O governador do Distrito Federal anuncia entre esta sexta-feira 15 e a segunda-feira 18, a primeira reforma do seu secretariado. O modelito foi desenhado pelo próprio Agnelo Queiroz, mas tem algumas costuras de Tadeu Filippelli. O governador quer contemplar antigos aliados; já o vice, não quer perder espaços com velhos e fiéis seguidores.

Na dança das cadeiras, é tida como certa a saída do deputado federal Luiz Pitiman (PMDB) da Secretaria de Obras. A vaga dele deve ser preenchida por Maurício Canovas, presidente da Terracap e velho aliado de Filippelli. Com a volta de Pitiman para a Câmara, sai o suplente Ricardo Quirino (PRB), que deve ter como prêmio de consolação a presidência da Codeplan.

O delegado Miguel Lucena, ex-tesoureiro da campanha de Agnelo, troca a Codeplan pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, na vaga de Newton Lins (PSL), ex-candidato ao Palácio Buriti em 2010 e primeiro a correr para os braços da coligação PT-PMDB ainda no primeiro turno. Dentro dessa mesma aliança que colocou Agnelo Queiroz no governo, o ex-candidato Eduardo Brandão, do PV, será substituído na Secretaria do Meio Ambiente por Messias de Souza (PCdoB), atual administrador de Brasília.

Agnelo Queiroz também vai mexer em uma área sensível: a secretária da Educação Regina Vinhaes (sem filiação partidária) deixará o cargo. O substituto deve ser Marcelo Aguiar, indicado pelo senador Cristovam Buarque (PDT). Se conseguir emplacar seu pupilo, o senador, principal cabo eleitoral do governador, estará recebendo um sinal significativo para voltar a apoiar Agnelo, de quem está afastado desde janeiro.

Para fechar a reforma, deixará o governo, por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jacques Pena (PT). Ele será substituído pelo deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), com o aval do senador Gim Argello, presidente regional da legenda. Uma espécie de coringa de Agnelo, Pena ficará circulando pelos corredores palacianos até ser nomeado para nova função.

Os já quase ex-seretários Eduardo Brandão e Newton Lins, não sabem onde serão acomodados, mas há a promessa de que os dois não ficarão desempregados. Já Regina Vinhaes voltará para a UnB, onde é uma conceituada professora.

As mudanças atendem à pressão da militância do PT - como a Base Petista Socialista - para que o governador comece a colocar em prática as promessas de campanha. Depois de acomodar o secretariado, Agnelo se voltará para as administrações regionais e empresas públicas.

No desenho traçado com Filippelli, ficaram em aberto os cargos de presidente da Novacap e Adminstrador de Brasília. Mas os currículos são muitos e nada impede que mais gente entre na brincadeira da dança das cadeiras promovida por Agnelo.


Fonte: Blog do José Seabra


ANÁLISE DO BRASILIA EM OFF
Se for confirmada esta mini-reforma divulgada pelo conceituado jornalista José Seabra, o governador Agnelo Queiroz perderá uma boa oportunidade para por ordem e definir os rumos de seu governo.
 
A reforma não pode ser algo superficial e se transformar numa mera troca de secretários e administradores. Precisa ir além de nomes. É necessário reformar a postura e a conduta de todo o governo, sem dar espaço para aquelas velhas práticas condenáveis do fisiologismo, nepotismo e do “ é dando que se recebe”.

Porém, antes de tudo, o governador Agnelo precisa refletir sobre o que andou prometendo aos seus eleitores durante a campanha eleitoral. Até mesmo lembrar-se de sua origem humilde. Precisa reconhecer e corrigir os erros que andou cometendo nestes primeiros seis meses de governo, para, a partir daí, voltar a trilhar o caminho da moralidade e da ética.

Trocar secretários não deixa de ser importante para o bom funcionamento da máquina governamental, mas zelar pela ética e pelos bons princípios norteadores da administração pública, propagados nas eleições passadas, são imprescindíveis para a sobrevivência desse governo junto à opinião pública.

7 Comente esta matéria:

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA O GOV. AGNELO TROCAR ALGUNS AUXILIARES, ELE TEM QUE FAZER UM LIMPA TOTAL. SECRETARIOS QUE ATÉ AGORA NÃO DISSE HÁ QUE VEIO, COMO O DA CULTURA, ELE É PREPOTENTE E AUTORITARIO, NÃO DIALOGA E QUALQUER COISA PASSA O ROLO COMPRESSOR, ACREDITO QUE ELE DEVE TER VIVIDO EM CUBA, POIS NÃO ACEITA O CONTRADITORIO E CRITICA AO SEU PÉSSIMO DESEMPENHO NA PASTA.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima! Assim como o Administrador de Taguatinga, é o Hugo Chavez da Cidade. Sua impopularidade chega a 89%!!! Cai fora, político a moda antiga! Tira ele Agnelo!

Anônimo disse...

Essa governo é um governo sem forma, parece uma gelatina incolor, nunca vi algo tão estranho, se algo não acontecer, nem que seja uma catarse, o fiasco anunciado será mais rápido do que imaginamos. Em Planaltina, o Administrador é o pior dos últimos tempos (indicação do PPS - Dep. Cláudio Abrantes), ele deve ter indicado o camarada, sabendo que seria uma administração "porcaria", sem valor, não criando assim mais um concorrente para as próximas eleições (olha que loucura). Na educação, o Diretor da Regional de Ensino, tem mais expressão, não é um pamonha como o Administrador, mas é péssimo, pois é intransigente, autoritário, pedante, perseguidor de professores, inclusive do mesmo partido (que burrice) e é um péssimo gestor, tem deixado as coisas correrem soltas dentro da Regional de Ensino (é só procurar a Regional no período noturno pra ver a farra dos indicados que tem 60h, não encontrará ninguém é claro), e os parentescos dentro da DRE (criticaram tanto e agora curtem o poder) e vale lembrar que o azar dos professores é tanto, que o sindicato conseguiu ficar livre dele, mas os professores não. Tem que mudar pra melhor, chega de promessas que estão ficando caras demais. Se trocar o Secretários e deixar esse povo sem competência nas Regionais e Administrações já é sinal de metástase.

Bugueronne disse...

Não, não, o pior é o Administrador de Taguatinga indicação do póprio PT. "Que coincidência ele também é intrasigente, autoritário, pedandte, perseguidor, péssimo gestor.." Que bando de Administrador mal escollhidos são esses?

Inventou uma tal de ouvidoria intinerante para incomodar a população em casa no final de semana, não deu em nada, a tal da ouvidoria não dá em nada, o 156 não dá em nada. Tudo isso meu prezado, foi só campanha política antecipada! Fazendo o Governador de bobo da corte, assim como o secretário de obras que já anunciou que virá para 2014.
Vão trabalhar ao invés de fazer política, bando de Administradores politiqueiros e incompetentes!
Administrador é para mostrar competência, adiministração, eficiência, resultados, é cargo de execução e não de campanha eleitoral antecipada! Por isso exoneração nesses inoportunos! Agnelo!

somos eleitores disse...

Que rodem os Administradores!!!

O mínimo que o Administrador tem A OBRIGAÇÃO DE FAZER é administrar!

ADMINISTRAR NÃO É FAZER POLÍTICA! E SIM ADMINISTRAR! É CARGO DE EXECUÇÃO!

POR ISSO COBRAMOS COMPETÊNCIA, EFICIENCIA, RESULTADOS!

VOCÊ É PAGO COM DINHEIRO PÚBLICO PARA RESULTADOS!

POR ISSO PARA MAL ADIMINSTRADOR COMO O ANTÔNIO SABINO: EXONERAÇÃO!

VAI FAZER CAMPANHA ANTECIPADA, VELADA DE OUVIDORIA NOS FINAIS DE SEMANA, EM OUTRA CLIENTELA!

FORA,JÁ!

Anônimo disse...

O Pitman também tá fazendo campanha antecipada desde o primeiro dia de governo do Agnelo. Só não vê quem não quer.

Anônimo disse...

TÁ TODO MUNDO ERRADO; NÃO EXISTE PIOR ADMNISTRAÇÃO DA CIDADE; TODAS ESTÃO EM ESTADO TERMINAL; A ÚNICA QUE SE SALVA EM ALGUNS ÍTENS, É A DE SAMAMBAIA. ASSIM MESMO TEM DIRETOR QUE JÁ RECEBEU UM "CASCAIZINHO" DE EMPRESÁRIO, PARA FINANCIAR FESTINHA PARTICULAR. SERÁ QUE ALGUÉM DO MINISTÉRIO PÚBLICO TÁ ME OUVINDO, OU MELHOR LENDO? É SÓ INVESTIGAR OS GRUPOS LIGADOS A REALIZAÇÃO DO CARNAVAL NA CIDADE. HE,HE,HE, A FATURA FOI GORDA. VAI QUE A VACA DÁ LEITE VAI...
E ESTE "PIETSCHMAN" É ESSE É O NOME DO CARA VIU? NÃO É AQUELE MESMO QUE PEDIU A RETIRADA DOS MENDIGOS E OUTROS MORADORES DE RUA, NO PLANO PILOTO, NAQUELA OPERAÇÃO LIMPEZA EM JANEIRO DESSE ANO,EM UM VERDADEIRO "POGROOM", NO QUE FOI DISSUADIDO POR ARLETE SAMPAIO, UMA MULHER, CERTAMENTE BEM MAIS SENSÍVEL DO ELE, QUE MUDOU O NOME PARA PITMAN, APENAS PARA FICAR MAIS PALATÁVEL E SER ELEITO.
POR QUE O VERDADEIRO NOME DELE LEMBRA, ALGO ASSIM COMO "HEILL HITLER!"

Postar um comentário