sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pioneiro de Brasília poderá pegar infecção em hospital público precário

Levino Pereira poderá pegar infecção por não ter condições de tomar banho, pois está internado no pronto socorro e as condições são precárias e arriscadas


Levino Pereira: pioneiro
O paciente Levino Pereira (59), que tem insuficiência renal crônica, um dos maiores pioneiros e líderes comunitários de Brasília, poderá estar com infecção por não ter onde tomar banho há mais de dez dias no Hospital Regional de Taguatinga – HRT.

São duas semanas sofrendo com a falta de vaga na enfermaria e mesmo com o término da greve, nada mudou. “O banheiro do pronto socorro não tem condições necessárias para atender pacientes com cateter, pois ele poderá pegar uma infecção pelas péssimas condições do ambiente contaminado”, comenta Kelly Cavalcante, filha.

Enfermaria do PS do HR Taguatinga
O paciente sofre com diabetes do tipo 02, tem insuficiência renal crônica e atualmente seu quadro piorou. A hemodiálise tem que ser feita diariamente e ele tem tido problemas, pois o tratamento com cateter não teve resultados positivos, inclusive seu coração está sendo afetado. “A negligência é muito grande nos hospitais públicos de Brasília, é triste não ter um convênio médico nesta cidade e contar com a saúde pública, oferecida por um governador que é médico”, destaca Kelly.

Hoje a jovem acompanha o pai diariamente, assim, não conseguiu concluir sua formação em comunicação, pois teve que parar seu projeto de monografia e deixar suas ocupações profissionais. “A juventude precisa se unir, afinal, nós não podemos ver essas ações de olhos fechados. É meu pai que está sofrendo e estou aqui, de mãos atadas”, lamenta a filha.

A GRAVIDADE DO PROBLEMA
A hemodiálise (HD) é um dos maiores avanços da medicina. Os rins são os únicos órgãos nobres que podem ser substituídos, ainda que não perfeitamente, por uma máquina. Se você tem uma falência do coração, do cérebro, dos pulmões, do fígado etc... e não se submeter a um transplante de órgãos, o seu destino será a morte.


MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE LEVINO PEREIRA
Levino e sua filha Kelly
A vida do pioneiro começou no ano de 1987, era à frente candanga mais forte na pós-construção da capital, sendo líder de nove favelas e morando na antiga “Vila dos Parafusos”, favela que era localizado no Setor de Indústria e Abastecimento.

Sua vida de liderança começou quando lutou pela erradicação das favelas e transferência de vários grupos comunitários, que hoje formam cidades bem desenvolvidas. Sua maior liderança foi em Samambaia, com o ex governador Joaquim Roriz, que ele contribuiu incentivando e lutando pelo direitos do povo, que na época viviam em outras comunidades irregulares.

Levino é pai de seis filhos, sendo quatro menores: Patrícia (14), Priscila (12), Juan (6) e Julian (2), que moram hoje no Riacho Fundo II, cidade que ainda não é atendida pela saúde pública, assim, teve quese dirigir outras regiões

0 Comente esta matéria:

Postar um comentário