segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ONS E OFFS - Por Lívio di Araújo


TIC TAC TIC TAC...
Segundo fonte da coluna, o assédio sexual pode não ter sido problema de apenas um administrador regional. Isso mesmo. A fonte afirmou que um outro administrador, ainda no poder, estaria dando dor de cabeça a uma servidora do órgão. Para completar – garante a fonte -, ela teria mais de 40 mensagens arquivadas em seu celular que comprovariam o assédio do administrador.
… TIC TAC TIC TAC
E não se fala em outra coisa que não seja um encontro entre uma autoridade do GDF e um ex-integrante do governo anterior. Se for verdadeira a informação, a descrição dos acontecimentos, que começou com um cafezinho e teria terminado numa delegacia, deixa claro que Brasília, enfim, parece estar voltando ao normal. Ao seu normal, se é que me fiz entender.
SUPLENTES I
Muita gente deve se perguntar: “Por que o político se elege deputado e depois vai ser secretário?” A resposta é simples quando se entende um pouco mais de política. Hoje, o Executivo mantém uma base aliada das maiores já vista na Câmara Legislativa. São 20 deputados oficialmente na base e apenas quatro na oposição – contando com o tucano Washigton Mesquita, né? Mas o governo sabe que essa base é frágil e cheia de interesses. Para garantir que os interesses do Executivo tenham peso maior na Casa, a jogada é levar o deputado eleito para o lado do governo e deixar o suplente na Câmara.
SUPLENTES II
Suplentes não têm nada. Não têm direito a nomeações. Não têm direito a expressar pensamentos ideológicos. E olha que não sou eu quem está dizendo isso, são os próprios suplentes que reclamam. Em “off”, é claro. Mas reclamam! Assim, com a casa cheia de suplentes – verdadeiros marionetes nas mãos do Executivo -, não haveria qualquer dificuldade ou favor para que se vote um projeto que venha do outro lado do Eixo Monumental. Quem trabalhou muito bem desta forma foi o ex-governador Arruda. Deixou um monte de suplentes na Câmara e tinha total poder sobre a Casa.
GENTE...
Por que o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB) teria reunido juristas e empresários em um almoço no dia 17 de agosto, às 13h, no restaurante Dom Francisco, na 402 Sul? Segundo uma fonte, o prato principal teria sido as constantes viagens do governador Agnelo Queiroz e um suposto recado que o ex-ministro José Dirceu teria dado aos petistas.
2012
Há quem aposte, nos bastidores, que não passa de blefe do ex-governador Joaquim Roriz a sua possível candidatura à prefeitura de Luziânia, no próximo ano. Fontes afirmam que Roriz estaria sim empenhado na política, mas a local. Em preparar o terreno não para 2012, mas 2014, quando deverá apoiar candidato adversário à atual gestão. Resta saber que tipo de apoio apostam que Roriz dará, pois se for o mesmo dados aos seus candidatos no passado...
UM NÓ
A tal pesquisa O&P que não foi amplamente divulgada e que traz o ranking dos deputados distritais da Câmara Legislativa teria um motivo para ser escondida: a avaliação da instituição. Segundo uma fonte, a Câmara Legislativa nunca teria tido avaliação tão ruim quanto nesta amostragem.
Na tal pesquisa O&P, os dois deputados melhor avaliados são o petista Chico Leite e a (por enquanto) democrata Eliana Pedrosa. E aí estaria o segundo motivo da não divulgação: mais oposicionistas com avaliação positiva.
As entidades que representam o setor produtivo do Centro-Oeste (indústria, comércio e agricultura) se reúnem hoje, em Goiânia, para debater ações em prol do desenvolvimento regional, em especial medidas para conter a guerra fiscal entre os estados e o DF. Este será o segundo encontro. O primeiro foi realizado em julho, em Campo Grande.

FONTE: Coluna do Lívio di Araújo – Jornal Alô Brasília

0 Comente esta matéria:

Postar um comentário