segunda-feira, 20 de junho de 2011

O BEM AMADO - Só para relembrar

O Bem Amado – Novela exibida pela Rede Globo no ano de 1973, de autoria do dramaturgo Dias Gomes, tem como protagonista o coronel Odorico Paraguaçu, prefeito da fictícia cidade de Sucupira. O trecho do vídeo mostra a tentativa de Odorico de querer comprar A TROMBETA, jornal dirigido pelo jornalista Neco Pedreira que faz sistemáticas críticas à sua gestão. Para Odorico, o jornal não passa de uma “trombeta marronzista, calunista, esquerzóide e subversiventa”. Reproduzimos o diálogo que põe em risco a liberdade de imprensa em Sucupira. CONFIRA...


PREFEITO ODORICO PARAGUAÇU
 - Mas, seu Neco Pedreira, tô me rindo pra voce, é porque tá todo mundo olhando prá cá, esperando que eu te meta um tiro no entre o olho, por causa dos caluniamentos que voce andou esparramando aí pela cidade, naquela sua Gazeta desigiênica. Se eu não fosse um homem, que pensa com a cabeça e não com a sola da butina, que eu devia ter feito e não ia me acontecer nada. Nadinha de Deus, porque eu tenho dinheiro para comprar a minha liberdade e ainda volta troco.

JORNALISTA NECO PEDREIRA
- Ia ser uma burrice e o Coronel sabe disso, né?...

ODORICO PARAGUAÇU
- Eu sei. Tanto eu sei disso, que estou aqui mostrando os meus dentes pra voce, quando devia estar mostrando o cano do 38. Mas essa trinta oitisse não iria adiantar muito nem pra mim, nem pra voce...

NECO PEDREIRA
- É...Também acho, Coronel.

ODORICO PARAGUAÇU
- De sortes que, emboramente, eu saiba que ce está trabalhando pra aquele xexelento do Lulu Gouvêa e pra corja dos Medrados, eu tô aqui para fazer um acordo com voce.

NECO PEDREIRA
- Que espécie de acordo, hein?

ODORICO PARAGUAÇU
- Voce me diz quanto eles estão te pagando, que eu pago o dobro.

NECO PEDREIRA
- Rs rs rs....

ODORICO PARAGUAÇU
- Não...tô falando sério. Todo homem tem o seu preço...Me diga qual é o seu?

NECO PEDREIRA
- Mas, é em cheque Coronel?

ODORICO PARAGUAÇU
- Posso pagar em dinheiro vivo. Compro aquele seu jornaleco. Pode pedir o preço que quiser.

NECO PEDREIRA
- E se eu não quiser vender, hein?

ODORICO PARAGUAÇU
- Homem...o meu pessoal tá danado da vida com os caluniamentos, que ce tá fazendo contra a minha filha. Meu pessoal pode ir lá na sua oficina... quebrar o jornal... tudo. Aí, voce vai ficar sem o jornal e sem dinheiro

0 Comente esta matéria:

Postar um comentário